sábado, 26 de agosto de 2017

Você sabia que a lavagem a seco ela é... molhada?

Foto: Pablo Fuentes

Tem roupas que não dá pra lavar da forma tradicional, com água e sabão, não é? Ternos, blasers, gravatas, estofados, carpetes e outros tecidos especiais, se entrarem em contato direto com a água podem encolher de forma acentuada, entortar, deformar.

O problema acontece porque a água é absorbida pelas fibras dos tecidos, fazendo com que elas inchem, e depois, durante a secagem, essas mesmas fibras voltam a desinchar. Esse estiramento e encolhimento, em alguns tipos de tecidos, pode provocar deformação.

Mas, você sabia que a famosa "lavagem à seco" ela nem é tão seca assim não? Pois é!

Ontem, durante uma visita que fiz para conhecer o funcionamento de uma grande lavanderia industrial aqui em Brasília, quis matar uma curiosidade antiga que eu tinha e perguntei sobre como era o processo de lavagem a seco. Ganhei a resposta que merecia: "Como é a lavagem a seco? Molhada!". rsrs

A lavagem a seco é feita também com líquido. A diferença é que em vez de água, os tecidos são tratados com um solvente químico, que age de forma diferente, penetrando e não inchando as fibras do tecido. Esse é o grande segredo.

Dessa forma, durante o processo de lavagem a seco a sujeira é retirada do tecido sem provocar a deformação do mesmo.

Mas, se é tão eficiente assim, por que então todas as lavagens não são feitas a seco? Bom, essa explicação também me deram durante a visita à lavanderia, mas vou deixar para um próximo post.  :)

InstagramBelezaComigo >>
Facebook: BelezaComigo >>


Nenhum comentário:

Postar um comentário